Planet Pulse

Como Colômbia e Brasil enfrentam crimes em vastas áreas protegidas

Como Colômbia e Brasil enfrentam crimes em vastas áreas protegidasOther

Durante uma sessão do "Planet On The Road" em Bogotá, representantes da Força Aérea Colombiana, da Polícia Federal do Brasil e dos parceiros locais da Planet na Colômbia e no Brasil compartilharam esforços colaborativos para monitorar e fazer cumprir as leis contra crimes ambientais. Trabalhando juntos e utilizando tecnologias avançadas, esses países estão estabelecendo um forte precedente para a proteção da Amazônia e de seus ecossistemas vitais. Para enfrentar esses desafios, ambos os países estão utilizando tecnologias avançadas, como dados de satélite, inteligência artificial e monitoramento quase em tempo real. Essas ferramentas permitem que as instituições responsáveis pela aplicação da lei ajam de forma mais rápida e eficiente contra os crimes ambientais. Por exemplo, imagens de satélite podem identificar atividades ilegais de desmatamento enquanto ocorrem, permitindo uma intervenção imediata das autoridades.

Defendendo os ecossistemas colombianos com resposta rápida

Atividades ilegais como desmatamento, cultivo de plantações ilícitas e desenvolvimento não regulamentado continuam sendo ameaças constantes aos parques nacionais e áreas protegidas da Colômbia. Para enfrentar esses problemas, a Força Aérea Colombiana (FAC) se aliou à Procalculo, parceira da Planet, para usar imagens de satélite e análises de dados que permitem detectar rapidamente ameaças, monitorar mudanças ao longo do tempo e compartilhar essas informações cruciais com outras instituições governamentais.

A Capitã Laura Fernanda Guerra Ibáñez, chefe da Área de Produção Espacial da FAC, junto com Juan Camilo Amaya, gerente de Tecnologia Geoespacial da Procalculo, explicaram como suas equipes utilizam esses dados para proteger os ecossistemas colombianos.

Um dos locais monitorados é o Parque Nacional Natural Catatumbo Barí, localizado próximo à fronteira com a Venezuela. As imagens de satélite revelam a perda de vegetação devido ao desmatamento, cultivo de plantações ilícitas e outras atividades não autorizadas. Como explicou a Capitã Guerra: "Nas áreas críticas onde sabemos que operam grupos armados organizados, conseguimos identificar as ações imediatamente". Essa detecção rápida permite que a FAC intervenha antes que os problemas escalem, protegendo ecossistemas vitais.

Fonte: Catatumbo Bari, Parque Nacional Natural, localização geográfica. Força Aérea da Colômbia (FAC).

Fonte: Catatumbo Bari, Parque Nacional Natural, localização geográfica. Força Aérea da Colômbia (FAC).

Procalculo também apoia a FAC no monitoramento de mudanças na maior área de parque tropical do mundo, a Serrania de Chiribiquete, que cobre 4,3 milhões de hectares. Essa zona na Amazônia colombiana é especialmente difícil de proteger. "O que observamos nos últimos anos é a luta constante contra o desmatamento, as estradas ilegais e outros problemas de infraestrutura", comentou.

Fonte: Planet Labs PBC

Fonte: Planet Labs PBC

Para fortalecer seus esforços de monitoramento, a FAC implementou fluxos de análise que permitem rastrear mudanças em construções e estradas ao longo do tempo. Sob suspeita de atividades de construção ilegal, podem realizar investigações mais detalhadas utilizando imagens de satélite da Planet com resolução de 50 centímetros. Essa rápida confirmação de atividades ilegais acelera significativamente os tempos de resposta, ajudando a mitigar os danos ambientais e proteger a rica biodiversidade da Colômbia.

Protegendo a Amazônia brasileira por meio do compartilhamento de dados

No Brasil, as forças de segurança adotaram uma abordagem baseada em tecnologia avançada para proteger seus recursos naturais. O programa Brasil MAIS, uma colaboração entre a Polícia Federal do Brasil e o partner da Planet, SCCON Geospatial, utiliza imagens de satélite para combater o desmatamento e a mineração ilegal na Amazônia brasileira.

Camila Pintarelli, Diretora Executiva do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça do Brasil (MJSP), e Cristiano Cunha, Chefe do Serviço de Geomática da Polícia Federal, explicaram como, com o apoio da Planet e da SCCON, é possível monitorar mais de 8,6 milhões de quilômetros quadrados de municípios estaduais, unidades de conservação e territórios indígenas.

A SCCON utiliza detecção automatizada de mudanças por meio da sua Plataforma SCCON, integrada à Plataforma Planet com imagens PlanetScope diárias, o que permite alertar rapidamente a Polícia Federal sobre atividades relacionadas a crimes ambientais. Esse processo é complementado pelo Painel de Transparência do programa, que fornece alertas de desmatamento em quase tempo real, além de dados sobre mudanças observadas na Amazônia brasileira. Esse painel oferece informações cruciais às instituições públicas sobre transformações mensais, trimestrais e anuais, apoiando os esforços para combater os crimes ambientais.

Desde o seu lançamento em 2020, o programa Brasil MAIS conseguiu reduzir significativamente as taxas de desmatamento e arrecadou mais de US$ 3 bilhões em multas, bens apreendidos e ativos congelados relacionados a atividades ilegais, como desmatamento e mineração não autorizados.

Fonte: Programa Brasil MAIS 2024. Dinâmicas de detecção de mudanças na Amazônia Legal (https://plataforma-pf.sccon.com.br/#/deforestation-detector) - Análise do Desmatamento

Fonte: Programa Brasil MAIS 2024. Dinâmicas de detecção de mudanças na Amazônia Legal (https://plataforma-pf.sccon.com.br/#/deforestation-detector) - Análise do Desmatamento

Parcerias tecnológicas modelo para combater crimes ambientais

O programa Brasil MAIS e a iniciativa de proteção ambiental da Colômbia destacam duas lições principais:

  1. A tecnologia pode superar grandes distâncias e capacitar as forças de segurança a proteger os recursos naturais em larga escala.
  2. Parcerias público-privadas são essenciais para que os governos acessem tecnologias de ponta que permitam agir de forma rápida e eficiente.

À medida que Colômbia e Brasil continuam utilizando dados de satélite para proteger seus recursos naturais, tornam-se modelos para outras nações da América Latina e do mundo. Essas iniciativas destacam a eficácia da tecnologia inovadora e da colaboração na luta contra os crimes ambientais.

Planet Logo

Ready to Get Started

Connect with a member of our Sales team. We'll help you find the right products and pricing for your needs

Contact Sales

Other Articles You Might Like